O Passo a Passo Para a Criação de Um Blog

02/02/2016

 

Olá amigos(as) Fernando dos Santos novamente trazendo mais dicas para vocês.

E hoje quero falar os passos que vai te levar a criar um blog bonito, funcional, e bem profissional.

Neste artigo você irá aprender sobre a escolha de nichos, a escolha da plataforma de criação de blogs, a escolha de domínio próprio e de serviço de hospedagem para o seu blog, e por fim como monetizar o seu blog.

 

O que é nicho?

O que é nicho?

O que é nicho?

Nicho é um público alvo, ou segmento alvo no qual você irá pesquisar para descobrir suas necessidades, e dessa formar conseguir criar conteúdo relevante para este público e ter uma audiência fiel, um tráfego qualificado para o seu blog.

Identificar um nicho pouco explorado é uma verdadeira “galinha dos ovos de ouro”, pois é um segmento onde não há ainda uma competição acirrada, e dessa formar o seu blog pode colocar uma “estaca” e marcar o território neste nicho e dar uma verdadeira arrancada na frente dos seus possíveis concorrentes.

Os nichos mais concorridos  atualmente está no segmento de dinheiro/financeiro, e de emagrecimento/saúde. Mas isto não quer dizer que você não possa atuar nestes nichos.

Você pode encaixar o seu negócio nestes pequenos nichos não explorados, você pode abordar o assunto de maneira diferente dos seus concorrentes.

Resumindo o nicho é como se fosse o coração do seu blog. O tráfego qualificado do seu blog é como se fosse o sangue circulando pelo o seu corpo. Se o coração parar não há circulação do sangue e você morre. Se você não focar na definição do nicho, você não terá tráfego qualificado o suficiente para manter o seu blog no ar.

A definição do nicho será o seu primeiro passo, e isso vai determinar o sucesso ou o fracasso de seu blog.

Procure falar de um assunto que lhe de prazer ao pesquisar e falar sobre ele.

Você poderia falar por exemplo sobre carros (eu particularmente adoro carros). Você poderia falar sobre como e quais manutenções preventivas devem ser feitas, qual a escolha certa dos equipamentos para o seu sistema de som automotivo, como escolher a roda certa para o seu carro ficar bonito e etc.

Você viu como é um assunto muito amplo? Há diversas maneiras de explorar este nicho.

Você está montando um negócio que lhe de prazer e que lhe de renda lembra? Foque em seu objetivo, em sua meta.

Visualize como você estará lá na frente, e trilhe o seu caminho, fique nele não importa o que te digam e você será feliz.

 

A escolha da plataforma.

Neste tópico existe as mais diversas plataformas disponíveis mas aqui vou falar das mais utilizadas que são o Blogger e WordPress.

O Blogger é uma ferramenta grátis do Google para a criação de blogs, é uma ferramenta muito utilizada por blogueiros de todo o mundo, mas quando se compara com o WordPress ele é um pouco limitado.

WordPress é sem dúvida nenhuma a ferramenta mais utilizada por blogueiros do mundo todo, devido a sua fácil utilização (você não vai precisar mais do que algumas horas para se acostumar com a plataforma), e seus poderosos plugins são uma verdadeira “mão na roda” na hora de criar e dar manutenção em seus posts e artigos. Há uma infinidade de temas lindos que você pode escolher para o seu blog todos eles muito profissionais seja eles pagos ou grátis.

Então aqui eu recomendo que você escolha a plataforma WordPress, por ser a ferramenta mais completa na criação de blogs profissionais.

 

A escolha de domínio e hospedagem

A escolha de domínio e hospedagem

A escolha de domínio e hospedagem.

Aqui também ha diversas empresas que pode lhe oferecer serviço de qualidade seja ele pago ou grátis, mas se você tiver condições de pagar por domínio próprio e hospedagem, então eu recomendo que contrate este serviço, pois você está montando um negócio próprio lembra? Você está trilhando este caminho para ter sucesso não é isso? Imagine você com um serviço de domínio e hospedagem grátis, e de repente você começa a ter alguns problemas com seu blog, e ele acaba saindo do ar.

Você entra em contato com o serviço de hospedagem várias vezes para conseguir resolver o seu problema mas eles demoram . Somente algumas horas depois o seu blog volta ao ar. Pense no tanto de pessoas que deixaram de acessar o seu blog durante essas horas em que ele esteve fora do ar. Pense no tanto de possíveis clientes que você deixou de conquistar devido a um serviço grátis que você contratou e que no qual eles não dão prioridade no suporte. Imagine você com um blog enorme com muito conteúdo e lhe gerando muito dinheiro, e de repente a empresa de hospedagem vai a falência e você tem somente algumas horas para fazer a migração de um serviço para o outro.

É uma situação difícil de acontecer mas se acontecer, vai lhe dar muita dor de cabeça.

Então aqui a recomendação é que contrate um serviço de hospedagem pago (há diversos preços mas no geral é barato, o meu plano é de R$14,99 por mês), e de domínio próprio (aqui a cobrança é anual, eu pago R$30,00 ao ano), se você não conseguir pagar por este tipo de serviço então contrate um serviço grátis, mas assim que possível mude para um serviço pago ok?

Como monetizar o seu blog

Este tópico também é bastante amplo e há diversas maneiras de se fazer.

As mais utilizadas são as plataformas de afiliados como o Google AdSense, o Hotmart, Lomadee por exemplo.

 

google-adsenseO Google AdSense é uma plataforma de afiliados onde o afiliado ao se inscrever , ele começa a colocar em seu blog anúncios gerado pelo Google. Quando visitante clicar no anúncio, o Google te paga uma comissão referente a aquele anúncio. Isso é uma explicação bem resumida pois eu irei abordar essas plataformas de afiliados de maneira mais profunda em posts futuros.

 

hotmartO Hotmart é um plataforma de afiliados onde se vende infoprodutos (infoprodutos são produtos digitais como cursos e ebooks por exemplo). O afiliado ao se inscrever ele pode escolher um produto e começar a divulgar e ele ganhar comissão quando o produto é vendido. Ele também pode criar os infoprodutos e ganhar dinheiro divulgando o seu próprio produto, ou quando outros blogueiros divulgam o seu produto. É uma ótima maneira de rentabilizar o seu negócio.

 

lomadee-programa-de-afiliados-1024x535O Lomadee é uma plataforma de afiliados do grupo Buscapé, onde se reúne as maiores varejistas do Brasil para fazer a divulgação de seus produtos.

Ela praticamente funciona do mesmo jeito do Google AdSense. O afiliado ao fazer o cadastro pode começar a colocar banners em seu blog, e quando o visitante clicar no anúncio você pode ganhar comissões ou com o click, ou com a venda do produto, ou com muitas outras maneiras que irei abordar em um post futuro somente sobre esta plataforma.

 

Todas estas plataformas de afiliados aqui citados, são totalmente grátis e o afiliado não vai pagar nada para se cadastrar.

 

Espero que vocês tenham gostado, e que tenha sido de grande ajuda para vocês.

Um grande abraço a todos



 

 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *