Você sabe o que é gatilho mental?

17/02/2016

Olá amigos(as), aqui quem fala é Fernando dos Santos novamente trazendo dicas de como você pode criar um negócio online  100% seguro e totalmente legal.

A dica de hoje tem mais haver com a área de vendas, e é um assunto super importante.

Hoje vamos falar de gatilhos mentais

Você sabe o que é Gatilho Mental?

Gatilho Mental é uma técnica muito utilizada em marketing, e ela é a base para se fazer textos persuasivos e que lhe convertam muitas vendas.

Ela basicamente trata-se de trabalhar o lado emocional e o lado racional da pessoa, de forma com que ela se sinta inclinada em fazer a compra do produto. Gatilho Mental é uma poderosa ferramenta para se matar objeções de clientes, de modo que ele passe a ver o produto pelo valor que ele tem,  e não pelo preço.

Valor e preço, ao contrário do que se imagina, não é a mesma coisa. Para que você possa entender o que eu estou falando, imagine um produto que você está desejando muito. É um produto que tem um grau de importância elevado, logo ele é um produto de muito valor para você.

O que vai determinar se você vai comprar ou não, é a sua percepção da relação preço/valor. Se o preço for menor que o valor, então você estará decidido a comprar.

Vamos imaginar mais um exemplo.

O que leva uma pessoa a comprar um Iphone 6s por R$ 4300,00.

A percepção que a pessoa tem da relação preço/valor deste produto é que o valor supera o preço do produto, então logo a pessoa compra o produto.

Agora se você está pensando” Eu não pagaria um preço absurdo desses em um Iphone… Eu poderia encontrar outros smartphones com preços menores, e com a mesma funcionalidade que um Iphone tem.”

Se você pensou desta forma, então a sua percepção da relação preço/valor é de que, o preço está superando o valor, e por isso você se nega a pagar este preço por um Iphone.

Agora se você está pensando”É um Iphone 6S… ele é o top dos smartphones, a tecnologia que há nele supera qualquer outro smartphone, todo mundo quer ter um desses,  e ele pode me trazer um status de pessoa bem sucedida que não se importa em pagar caro para ter um smartphone de ponta!”

Se você pensou de forma semelhante, então o Iphone 6S tem um valor muito grande pra você. E esse valor supera o preço e por isso você irá comprar um Iphone 6S por R$ 4300,00.

A técnica do Gatilho Mental serve para que o cliente perceba que o valor daquele produto que você está vendendo, seja superior ao seu preço. O cliente vai pensar no que o produto pode lhe trazer de benefícios, e o que pode lhe proporcionar em termos de realização.

Vamos para um exemplo de Gatilhos Mentais.

Imagine que você quer comprar um perfume para sua esposa, e eu mostro a você um perfume e digo “Este daqui é um perfume que chegou recentemente da França, é um lançamento de uma edição assinada pela Angelina Jolie, e foram produzidas poucas unidades. Porém está com um preço muito bom, tão bom que o estoque já está nas ultimas unidades. E não se sabe quando voltará a produzir novas unidades.”

você sabe o que é gatilho mentalOs gatilhos deste exemplo são:

  • exclusividade – foi um gatilho utilizado quando disse que ” poucas unidades foram produzidas, e que o produto tem o aval de Angelina Jolie”. Profissionais do marketing se utilizam de pessoas famosas para aumentar essa percepção de valor de um produto. Se o produto tem o aval de Angelina Jolie, então o produto deve ser muito bom.
  • escassez – quando digo quepoucas unidades foram produzidas, e que o estoque já está nas ultimas unidades”, eu estou reforçando a escassez do produto, e isso vai afetar na decisão de compra, pois caso você decida comprar o produto mais tarde, pode acontecer de o produto estar esgotado.
  • preço baixo- quando digo que “o preço está muito bom, tão bom que o estoque já está nas ultimas unidades”, eu estou utilizando o gatilho do preço baixo, e que outras pessoas também estão comprando, pois a relação do preço/valor é baixa, logo a venda esta sendo grande, e dessa forma também reforço o gatilho da escassez do produto.
  • medo – utilizando a escassez e o preço baixo acabo criando aquele sentimento de medo de não conseguir comprar este produto a tempo.

 

Estes dois Gatilhos Mentais utilizados neste simples exemplo, faz com a percepção de valor do produto seja muito grande em relação ao preço pago pelo produto. E você já começa a imaginar a reação da sua esposa ao receber este perfume assinado pela Angelina Jolie e que no qual tem poucas unidades produzidas, e que você conseguiu uma unidade e com um preço excelente.

O nosso cérebro é uma verdadeira máquina de criar padrões.

Todos os dias você se levanta no mesmo horário, da mesma maneira, vai ao banheiro, toma um banho, escova os dentes, e por aí vai! Não é mesmo?

O nosso cérebro é uma fábrica de padrões de modo a facilitar a nossa vida, e ficamos em piloto automático. E nem reparamos essas ações sendo repetidas todos os dias, pois eles estão no seu subconsciente.

Então você deve disparar os gatilhos mentais, afim de que o padrão no subconsciente da pessoa fique ativo, e ela faça a compra.

Os gatilhos mentais ativam sentimentos, que levam a ações.

Utilize esta ferramenta para conseguir mais conversões e seu blog/site.

Espero que vocês tenham gostado desta dica.

Gatilhos Mentais ainda será um tema abordado em posts futuros.

Um grande abraço a todos(as).



 

 

 

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